Site menu Não confie no display da câmera

Não confie no display da câmera

Mais de um fotógrafo já disse que prefere filme porque não pode ver o resultado da foto imediatamente. Muitos outros declaram que preferem o visor ótico da DSLR à tela traseira e ao visor eletrônico de uma mirrorless (conhecido como EVF).

Tecnicamente são absurdos, afinal visualizar a foto imediatamente é uma enorme comodidade. Além disso, o EVF mostra fielmente o que o sensor captura, inclusive melhorando a imagem em condições de baixa iluminação. O que poderia ser melhor?

Bem... Mesmo que o LCD traseiro fosse perfeito, o pequeno tamanho muda a subjetividade da imagem. Você pode acabar apagando fotos boas se discriminar seu trabalho com base nele. A tela serve para pegar defeitos técnicos óbvios, como foco completamente fora, ou constatar que você esqueceu de tirar a tampa da lente, mas não faça avaliação artística com ela!

O fato é que displays LCD não são perfeitos, e os LCDs embutidos nas câmeras são bastante inferiores aos que se encontram em monitores de mesa e mesmo em celulares. (E para conferir as cores com 100% de certeza, o único jeito é imprimir a foto em papel fotográfico.)

A pouca qualidade de cor da tela da câmera, eu descobri por acaso fazendo testes de captura com a cor violeta, sobre a qual falarei depois. Vamos ver as imagens.

Figura 1: Canetas x câmera DSLR

A foto acima foi tirada por uma DSLR Nikon. A terceira caneta da esquerda para a direita, de cor violeta, saiu com a cor bastante fiel, embora eu tenha precisado corrigir o equilíbrio de branco no Capture NX-D para a cor ficar boa.

Figura 2: Canetas x câmera DSLR, exibida na tela LCD da câmera DSLR

A imagem acima mostra como o LCD da câmera exibiu a mesma imagem. (O LCD foi por sua vez fotografado por um iPhone 5.) Repare como a caneta violeta parece quase igual à azul.

É possível que parte desta distorção de cor seja causada pelo equilíbrio de branco, para o qual a câmera usou uma temperatura de cor muito baixa. Certamente foi enganada pela mesa marrom.

A mesma cena capturada pelo iPhone 5:

Figura 3: Canetas x câmera do celular

O iPhone também errou na temperatura de cor; mas acertou a cor violeta, enquanto a imagem da Nikon tende a azular o violeta conforme a temperatura de cor diminui.

Faltou mostrar como a tela do iPhone mostra a cena, mas isto não julguei necessário, porque aparece exatamente como na imagem acima. O iPhone provou mais uma vez ter um excelente LCD, e meu modelo é relativamente antigo (5, nem é o 5S).