Site menu Estudo gráfico de operações com opções

Estudo gráfico de operações com opções

Taxa de juros (% ao ano):

QtdeStrikeCotaçãoVenctoInfo
Ação
Video com explicações sobre esta ferramenta

Modo de usar

O estudo gráfico foi uma ferramenta desenvolvida para o livro "Ganhando dinheiro com opções" que escrevi em 2010. Uma explanação bastante completa está no tópico 2.32 do livro. Vou copiá-la parcialmente aqui.

Importante: Na época do livro, a página usava fontes gratuitas de cotações de opcões, então era possível escolher diretamente as opções da BOVESPA. Como essa fonte não existe mais, agora é preciso digitar todos os dados da opção (strike, valor de mercado e vencimento) bem como a cotação do ativo subjacente. Mas o gráfico em si ainda é o mesmo.

A operação abaixo, uma trava de alta, "fotografada" no final do dia 3/Jan/2013, será nossa cobaia:

Figura 1: Gráfico de opção de exemplo

Como na trava de alta compramos a opção baixa e vendemos a alta, escolhemos as proporções +1 e -1 respectivamente. Numa trava de baixa PETRA20/22 apenas as proporções seriam invertidas, pois venderíamos a opção mais baixa.

Também é possível estudar operações a seco, operações assimétricas, e mesmo operações cobertas com a ação subjacente, que é sempre a primeira linha dos campos. Uma venda coberta ATM seria composta por ação na proporção +1 e opção de compra na proporção -1.

O aspecto mais importante do gráfico é que ele mostra o valor da carteira. A trava de alta custou 0,43 por opção para montar (0,51 da compra, menos 0,08 da venda). Ganhamos dinheiro quando a operação ganha valor, de modo que possamos desmontá-la com lucro.

O eixo horizontal (X) é o valor da ação subjacente. Quando o gráfico foi fotografado ela valia em torno de 19,80.

O eixo vertical (Y) é o valor da carteira estudada (trava de alta). A curva azul-escura mostra o valor da carteira no dia de hoje em função da ação subjacente.

Exatamente no meio do gráfico, há uma linha vertical preta; é o valor da ação no momento da fotografia. O cruzamento desta linha com a curva azul-escura representa o valor da carteira no mesmo momento: 0,43.

As demais curvas coloridas mostram o valor da carteira em momentos futuros, até chegar ao vencimento (curva vermelha). A legenda na direita informa o número de dias correspondente a cada cor (19 dias para azul-escuro, 4 dias para verde, e assim por diante). No vencimento o valor da carteira é meramente a soma dos valores subjacentes das opções.

Como pode ser visto, se PETR4 ficar abaixo de 20,00 a trava de alta não valerá nada (e portanto os 0,43 gastos na montagem serão integralmente perdidos). PETR4 tem de subir até perto de 20,50 para a trava apenas empatar no vencimento.

Por outro lado, se o objetivo do operador é desfazer a operação quando seu valor atingir 0,65 (lucro de 50%), não é preciso esperar até o vencimento. Se PETR4 atingir 20,50 a 9 dias do vencimento, a curva azul-clara mostra que a operação atingiria um valor aproximado de 0,65. Neste ponto o operador deveria desfazer, porque se ele esperar até o vencimento, e PETR4 estagnar, o valor vai caindo para abaixo de 0,60 (linha verde) até chegar em 0,50 (linha vermelha).

O gráfico não prevê o futuro, naturalmente. A ação subjacente (PETR4) vai oscilar ao sabor do mercado, percorrendo um "caminho" dentro do gráfico, que vai se cruzando em diferentes pontos com as diversas curvas de valor. Um "caminho" hipotético está ilustrado na figura abaixo:

Figura 2: Gráfico de exemplo com possível trajetória do preço spot

Neste "caminho" fantasioso, PETR4 oscilou muito pouco em 19 dias, subindo, descendo e finalmente subindo a 20,00 no dia do vencimento. Infelizmente para o operador, este caminho foi cruzando com valores cada vez menores, até chegar a zero.

As linhas violeta cruzadas são uma "mira" que segue o ponteiro do mouse. São úteis para verificar um valor numérico exato. Conforme se move o ponteiro, os valores das legendas no canto direito superior são atualizados. Na verdade, apenas a posição horizontal é que importa.

No exemplo acima, a "mira" está na posição horizontal correspondente à PETR4 valendo 19,15. Quando a ação subjacente apresenta este valor, o valor da operação será de: 0,23 a dezenove dias do vencimento; 0,10 a nove dias; 0,04 a 4 dias; 0,01 a dois dias do vencimento, e vira pó no vencimento.

A curva cinza-clara que cruza o gráfico do canto esquerdo superior até o canto direito inferior expressa a probabilidade da ação subjacente ficar acima de determinado valor. Sua legenda é o eixo Y, lado direito, e vai de 0% a 100%.

Por exemplo, com a "mira" violeta em PETR4=19,15, a legenda da probabilidade mostra um valor p=67,68%. Isto significa que a chance de PETR4 ficar acima de 19,15 até o vencimento é de 67,68%. E portanto, a chance dela ficar abaixo de 19,15 até o vencimento é de 32,32%. (A soma das duas é, naturalmente, de 100%.)

Outro exemplo: vemos que a curva de probabilidade fica pouco acima de 10% para um valor de 21,50 no eixo X. Isto significa que a chance de PETR4 fechar acima de 21,50 no vencimento é de pouco mais de 10%. É a chance que a nossa trava de alta tem de apresentar lucro realmente grande...

O principal aspecto deste gráfico, que nunca deve ser perdido de vista, é que ele mostra valor, não lucratividade. A lucratividade aparece quando compramos uma operação por um valor baixo e vendemos por um valor alto. Não necessariamente nesta ordem.

Operações "vendidas" como trava de baixa apresentarão valores negativos. Isto é normal. O valor negativo significa que recebemos dinheiro ao montar, mas pagamos para sair. O melhor cenário de uma trava de baixa é a operação acabar com valor zero, ou seja, as opções viram pó.

As curvas também permitem algumas inferências a respeito das "gregas". Numa operação com theta negativo, como a trava de alta das ilustrações, as curvas mais próximas ao vencimento ficam por baixo (ou seja, com valores progressivamente menores). Curvas inclinadas para cima significam delta positivo. Curvas com concavidade para cima (como uma bacia) significam gama positivo.